Diferente de tudo o que você já viu!

A única especialização em ACT focada em formar profissionais:

Eu vou passar todas as informações para você sobre o que é a Pós Graduação em ACT com ênfase em Narrativas Funcionais e tudo o que você vai acessar ao se tornar aluna(o).


As Narrativas Funcionais (que são um método de utilização da Terapia de Aceitação e Compromisso) têm ganhado reconhecimento e espaço de destaque no cenário da psicologia brasileira. Este reconhecimento ocorre principalmente por sua contextualização à clínica da vida real que faz parte do cotidiano das(os) psicólogas(os) no Brasil.

Este método fornece a segurança de uma estrutura terapêutica baseada em evidências sem o engessamento de protocolos que impedem as(os) psicólogas(os) de exercerem o seu próprio estilo terapêutico de forma autêntica e genuína. 

Milhares de psicólogas(os) têm experimentado atualmente um grande impacto em sua prática clínica através dos cursos e da Formação ACT na Prática Clínica, com a direção do Prof. Dr. Tiago Ferreira.

No entanto, mesmo em uma Formação tão completa quanto a Formação ACT na Prática Clínica, percebemos que há uma lacuna a ser preenchida que não caberia no espaço e proposta da Formação:

  • Fundamentação profunda e descomplicada na Filosofia e Teoria científica que sustentam a Terapia de Aceitação e Compromisso
  • Contato constante com a prática através de Supervisões Clínicas
  • Contato com estilos terapêuticos diferentes em Professores que compartilham uma mesma visão
  • O reconhecimento de um título de especialista em Terapia de Aceitação e Compromisso com ênfase em Narrativas Funcionais
  • Uma apresentação de áreas diversas, por exemplo, Terapia de Casais e Terapia com crianças e adolescentes

Diferente do conteúdo oferecido na graduação e nos grandes manuais, cheios de teoria e distantes da clínica da vida real, a especialização em Terapia de Aceitação e Compromisso com ênfase em Narrativas Funcionais foi pensada para que você desenvolva o conhecimento integrado com as exatas habilidades que um/uma psicóloga(o) realmente precisa para fazer uma clínica relevante, sendo reconhecida(o) pelos seus resultados. 


Se a Formação já promove um impacto na prática de milhares de psicólogas(os) – veja os depoimentos abaixo – imagine o que está por vir na Pós Graduação?  Aliás, nem precisa imaginar... Eu vou te contar o que você vai encontrar em cada um dos módulos da Especialização a seguir. 

A nossa Pós Graduação foi idealizada para unir um aprofundamento teórico baseado em evidências completamente integrado com a prática clínica. Você não vai apenas “aprender a fazer”, você vai entender com profundidade o que está fazendo, podendo tornar-se uma referência na área e/ou um/uma supervisor(a) ou professor(a) de prática clínica.  


A Pós Graduação acontece com aulas ao vivo e em conjunto com uma grande diversidade de conteúdos gravados para refinar todo o conhecimento aprendido nas aulas ao vivo. Você acessará desde o primeiro momento o contato direto com a prática, podendo assistir ou participar das supervisões clínicas em grupo. 

Conteúdo
Programático: 

1º Período 

Fundamentos da Terapia de Aceitação e Compromisso

A essência da Terapia de Aceitação e Compromisso é a compreensão do caso clínico através dos seis processos de mudança clínica que compõem a Flexibilidade Psicológica. Em cada dimensão psicológica (i.e., Afetos, Cognição, Atenção, Self, Motivação e Comportamento) você vai aprender quais os processos de Inflexibilidade Psicológica que podem estar paralisando o contato com uma vida significativa e quais processos de Flexibilidade Psicológica podem mobilizar mudança clínica em cada uma destas dimensões. Este módulo é o ponto de partida para uma compreensão integral do paciente. 

Qual a visão de mundo da Terapia de Aceitação e Compromisso? Quais os pressupostos que guiam o terapeuta na compreensão do caso e quais as bases para identificar quais os objetivos de uma clínica baseada no modelo da ACT? Estas e outras perguntas são respondidas pelo Contextualismo Funcional, que é a filosofia que fundamenta a ACT. Neste módulo você vai aprender como o Contextualismo Funcional é o “framework” que norteia todo o trabalho do terapeuta ACT e como uma compreensão profunda desta filosofia é o diferencial para uma prática clínica com clareza, segurança e responsabilidade. 

A tese central da Teoria das Molduras Relacionais (do inglês, Relational Frame Theory, RFT) afirma que relatos e autorrelatos não apenas descrevem o mundo, público ou privado, mas também transformam ou ressignificam a maneira como nos relacionamos com este mundo. Uma vez que a linguagem possui lugar privilegiado na compreensão da subjetividade humana e na maneira como indivíduos se relacionam com sua própria subjetividade, o terapeuta ACT precisa compreender a linguagem e a cognição humana a partir desta perspectiva científica. É isto que você vai aprender neste módulo: como a RFT traz clareza sobre o sofrimento humano, encontrando na linguagem tanto a sua origem quanto o seu potencial para participar do florescimento humano. 

A ciência e a Prática da Atenção Plena Os processos mindfulness (também chamados de Atenção Plena) são essenciais para a mobilização de Flexibilidade Psicológica. Mas o que é mindfulness? Há uma ciência por trás das práticas que ganharam a atenção do mundo inteiro e que tem ajudado milhares de pessoas a estarem em contato com o momento presente e o próprio self, abrindo espaço para uma vida significativa? Como desenvolver habilidades mindfulness na prática clínica de uma forma que possa ser generalizada para fora do consultório? Todas estas perguntas são parte deste fantástico módulo que vai ser revolucionário para sua prática clínica.

Os processos mindfulness (também chamados de Atenção Plena) são essenciais para a mobilização de Flexibilidade Psicológica. Mas o que é mindfulness? Há uma ciência por trás das práticas que ganharam a atenção do mundo inteiro e que tem ajudado milhares de pessoas a estarem em contato com o momento presente e o próprio self, abrindo espaço para uma vida significativa? Como desenvolver habilidades mindfulness na prática clínica de uma forma que possa ser generalizada para fora do consultório? Todas estas perguntas são parte deste fantástico módulo que vai ser revolucionário para sua prática clínica. 

É tempo de pensar em uma clínica compatível com seu próprio estilo terapêutico, que utiliza o melhor da sua criatividade para construir uma relação terapêutica genuína e tecnicamente efetiva para mobilizar Flexibilidade Psicológica. Este módulo é prático e direto ao ponto para te apresentar técnicas de intervenção e as habilidades necessárias para adaptá-las ao seu próprio contexto. A integração entre a teoria e a prática clínica vai ser demonstrada e ensinada a partir da clínica da vida real. Se prepare para se surpreender com as múltiplas possibilidades de criatividade e autenticidade na clínica ACT. 

O que você vai aprender no 1º período:

Você vai percorrer o caminho para se tornar um terapeuta que domina os fundamentos e a lógica de intervenção da ACT.  Você não será apenas um Terapeuta que conhece a técnica, mas que compreende profundamente o que está por trás das suas intervenções e resultados. Isso irá garantir um grande diferencial e destaque na sua atuação clínica.

Nestes 6 módulos você vai aprender a base da prática clínica da ACT: Uma filosofia que orienta a visão de mundo do clínico, uma teoria científica que orienta mais de 40 anos de uma prática baseada em evidências e o modelo de Flexibilidade Psicológica baseado em seis dimensões psicológicas integradas. Tudo isso com uma aplicação clara e direta ao contexto da clínica da vida real. 

2º Período 

Formulação de Caso: Clareza e Segurança na Compreensão do Caso Clínico

Como utilizar a história de vida do paciente como forma de mobilizar Flexibilidade Psicológica na prática? Como uma narrativa funcional pode ajudar o paciente a transformar a forma como se relaciona consigo mesmo e com as pessoas em seu entorno? As estratégias narrativas estão no coração da ACT e deste curso. Neste módulo você irá conhecer o método das Narrativas Funcionais de forma prática a partir da construção de três habilidades clínicas fundamentais: A Análise Funcional Baseada em Processos, a identificação do Padrão Matricial do paciente e a utilização deste Padrão Matricial para (re)contextualizar verbalmente a experiência atual do paciente.  De uma forma inovadora e diretamente aplicável à sua realidade clínica, este é o módulo que te trará clareza e segurança para agir, sendo reconhecido pelos seus resultados na clínica da vida real. 

Como formular o caso clínico com estrutura, mas sem “engessamento”? Neste módulo você vai conhecer os seis passos para sistematizar e compreender o caso clínico de uma forma descomplicada e diretamente aplicável. Exemplos práticos, exercícios e uma representação visual das seis etapas vão te trazer clareza para intervir com segurança e se comunicar com o paciente gerando uma compreensão clara do seu próprio processo clínico. Já chega de intervir no caso clínico sem saber claramente quais os processos e procedimentos adequados. Todo terapeuta precisa saber formular o caso clínico com segurança e este é o módulo em que você vai desenvolver esta competência.  

Promover análises funcionais flexíveis é essencial para qualquer modelo baseado em processos e princípios. Na ACT, toda compreensão do caso e intervenção dependem da competência do terapeuta para fazer análises funcionais baseadas em processos. Por conta disso, você precisa deste módulo que vai treinar estas habilidades de maneira clara e diretamente aplicada a casos clínicos. Mais do que um pressuposto teórico, é na análise funcional que você vai ganhar estrutura e segurança para entender e intervir. Se prepare para concluir este módulo com a segurança de quem domina a técnica central para os avanços mais recentes da ACT. 

Para ser um(a) psicóloga(o) reconhecida por sua segurança e clareza na prática clínica, é indispensável que você conheça os principais tipos de psicofármacos, com seus efeitos, potencialidades e limites. A partir do conhecimento em psicofarmacologia, você terá competência para se comunicar com a equipe transdisciplinar, entender o impacto das medicações no caso clínico, como integrar o seu atendimento clínico com a atuação de outros profissionais, além de contribuir ativamente para que o seu paciente entenda melhor o impacto das medicações em sua própria vida e subjetividade. Você confiaria em um psicólogo que não entende de psicofarmacologia? Este módulo vai te ajudar a tornar a sua prática ainda mais confiável e segura.

A ACT é transdiagnóstica e universalista, mas precisa ser sensível aos contextos específicos de atuação. Quais os modelos clínicos ACT aplicáveis à prática clínica com crianças e adolescentes? Como o DNA-V e outros modelos baseados na ACT podem utilizar o conhecimento acerca do desenvolvimento humano como fundamento para uma clínica responsavelmente criativa e efetiva para esta população? Que técnicas podem favorecer a sua relação terapêutica com este público reverberando em seu estilo terapêutico pessoal? Neste módulo você vai aprender como o trabalho clínico com crianças e adolescentes pode mobilizar Flexibilidade Psicológica a partir dos contextos de desenvolvimento na clínica da vida real. 

Como a ACT pode te ajudar a construir uma clínica com casais baseada em evidências científicas e, ao mesmo tempo, sensível aos problemas cotidianos que desafiam a psicoterapia? Quais as relações entre a ACT e a Terapia Comportamental Integrativa de Casais (IBCT)? Como este diálogo pode potencializar os resultados clínicos e trazer clareza sobre o que esperar de uma clínica com casais eticamente comprometida? Neste módulo você vai aprender a utilizar o modelo da ACT com casais de forma clara e descomplicada.  

O que você vai aprender no 2º período:

Você vai aprender a compreender e sistematizar o caso clínico de forma a saber onde, como e quando intervir. É assim que você vai adquirir segurança em sua prática, sendo o terapeuta que tem clareza sobre o que está acontecendo com o paciente e o que fazer para ajudá-lo.

São seis módulos que vão te ensinar como a formulação de caso deve ser feita em diversos cenários (adultos, crianças, casais). Você vai aprender a utilizar a análise funcional baseada em processos (com os mais recentes avanços da ACT) em cada área, aprendendo uma visão ampla que integra o conhecimento do corpo (com a psicofarmacologia) e sua relação com a vida e subjetividade do paciente.  

3º Período 

A prática clínica: mobilizando Flexibilidade Psicológica para uma vida significativa

Não basta apenas ouvir falar dos casos clínicos. É importante ver terapeutas em atuação para transpor a barreira entre a teoria e a prática. Para isto, você vai encontrar neste módulo situações clínicas simuladas por terapeutas experientes, te mostrando como a teoria pode ser aplicada de forma direta e realística. Já basta de observar apenas exemplos clínicos construídos em culturas muito diferentes da sua e do seu paciente: aprenda na prática como terapeutas podem lidar com situações cotidianas de forma contextualizada e efetiva. 

A relação terapêutica não é apenas o contexto de ocorrência das intervenções clínicas, mas também é parte importante da própria intervenção. Quais as características de uma relação terapêutica conducente à Flexibilidade Psicológica? Como utilizar seu próprio estilo terapêutico de forma genuína e comprometida com resultados clínicos significativos? Como tornar a sessão clínica um contexto ideal para aquisição de competências psicológicas relevantes para a vida real, fora do consultório? Qual o diálogo entre a ACT e a Psicoterapia Analítico Funcional (FAP) e como este diálogo pode potencializar a sua prática clínica, gerando transformações intensas e duradouras? Se prepare para um módulo surpreendente e necessário para se tornar um terapeuta relevante e reconhecido por seus resultados. 

Aprender e aplicar é a regra. Este módulo é uma oficina para aplicar as competências clínicas de formulação de caso na prática. Aprenda a partir de casos reais e fictícios o passo a passo que te ajudará a compreender e sistematizar os casos clínicos de sua própria prática. Utilizando casos dos alunos e outros trazidos pela(o) professora(or), este é um módulo de aplicação e prática para que você não apenas tenha conhecimento mas também segurança no manejo de habilidades clínicas. 

Todo terapeuta precisa saber lidar com as crises que fazem parte dos casos clínicos. Mas qual o diferencial da ACT para lidar com crises? O que fez com que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendasse a ACT como modelo de excelência para lidar com crises? Neste módulo você vai aprender a compreender os diferentes tipos de crises e as principais estratégias de enfrentamento que podem tornar os momentos mais difíceis do paciente em contextos de mudanças significativas. 

Este módulo é dedicado a um olhar mais profundo sobre temas avançados na prática clínica. Diferentes tópicos (e.g., dor crônica, luto, etc.) serão abordados por especialistas na área, ampliando a sua visão sobre o estado atual das pesquisas e intervenções nestes temas tão importantes. Cada professor diretamente responsável pelo módulo vai abordar um destes temas e trazer toda sua expertise para que a sua formação clínica seja marcada pelo que há de mais avançado na área. 

Quais os novos desafios e transformações em curso no desenvolvimento da Terapia de Aceitação e Compromisso? Qual o estado da arte das pesquisas e as direções futuras das intervenções clínicas? O modelo de Flexibilidade Psicológica ainda é central para a ACT ou mudanças tem ocorrido? Qual o papel da Abordagem Baseada em Processos e do Meta-Modelo Evolucionário Extendido (extended evolutionary meta-model) na atualização da ACT para a contemporaneidade? Neste módulo você vai aprender o que há de mais atual e quais as direções futuras da ACT. A partir deste módulo você vai ter o diferencial para exercer a sua prática clínica com a autoridade de quem está atualizada(o) com o que há de mais avançado na área. 

Prática do começo ao fim! Este é um módulo transversal em que você terá continuamente o contato com supervisões clínicas realizadas por professores experientes. Você poderá enviar casos para serem supervisionados e ao longo de toda a pós-graduação os professores vão selecionar aqueles que serão mais úteis para todo o grupo, tornando a supervisão clínica uma marca de toda sua trajetória.

O que você vai aprender no 3º período:

Você vai aprender a intervir integrando teoria e prática na clínica da vida real. É neste período que você vai ter clareza sobre o seu próprio estilo terapêutico e como ele pode ser utilizado para mobilizar Flexibilidade Psicológica nos mais diversos pacientes que te procuram. Não basta compreender o caso, você vai aprender técnicas inovadoras e adaptáveis ao contexto da sua clínica para intervir com segurança e resultados tangíveis.

Os seis módulos vão te guiar na construção do que todo terapeuta deseja: viver da clínica com autenticidade e sendo reconhecido pelos seus resultados. Se prepare para ir além dos livros e viver fazendo realmente a diferença na vida dos seus pacientes. 

TIME DE SUCESSO

Aline Simões

Caroline Dallalana

Erica Oliveira

Marcela Bohn

Mateus Souza

Tauane Gehm

Tiago Tatton

Tiago Ferreira

Zé Siqueira

- Aulas ao Vivo

- Aulas Gravadas

- Casos Simulados

- Tutoriais

- Material de apoio em PDF

Imersão de Supervisão em grupo

- Grupo de apoio no whatsapp para trocas

Certificado de especialista com 360h em Terapia de Aceitação e Compromisso com ênfase em Narrativas Funcionais (reconhecido pelo MEC)

- Acesso por 2 anos.

Para acelerar ainda mais seus resultados, eu preparei

1

- Supervisão Individual (1 hora)

para os 3 primeiros

2

Combo de livros

para os 15 primeiros inscritos: 

  • Terapias Contextuais comportamentais
  • Construindo Flexibilidade Psicológica: O Método das Narrativas Funcionais

Todos os Inscritos:

Acesso a todos os nossos cursos, durante a vigência da pós graduação, incluindo:

Bônus

Curso mapa da vida

Bônus

Conceitos básicos da Análise do Comportamento aplicado as Terapias Contextuais

Bônus

O mapa da autoridade Digital 

Bônus

Formação ACT na Prática Clínica (incluindo todas as imersões que ocorrerem durante a vigência da pós graduação)

Investimento

O investimento na pós é de R$ 15.000,00 mas, para esse primeira turma teremos um voucher especial de R$ 4.000,00 ficando R$11.000,00

Condição Especial

R$9.500,00

(à vista) ou 18X 583,33 (com juros)

R$8.000,00

(à vista) ou 18X 500,00 (com juros)

Pós graduação reconhecida pelo MEC

tiago ferreira • 2024 • Todos os DIREITOS reservados

Você é psicóloga(o)?
Você já utiliza a Terapia de Aceitação e Compromisso?
Marketing por